O elemento químico
O nitrogênio tem como símbolo N, número atomíco 7 e número de massa 14 e esta na família 15 da tabela periódica.
É o o quinto elemento mais abundante no Universo.
História
O nitrogênio (do latim nitrogenium e este do grego νίτρον = nitro, e -genio, da raiz grega γεν = gerar) foi descoberto formalmente por Daniel Rutherford em 1772 , mas, também se dedicaram ao seu estudo Scheele, Cavendish, e Priestley. O elemento é um gás tão inerte que Lavoisier se referia a ele comoazote, que significa "impróprio para manter a vida". Em 1790, foi chamado de nitrogênio, por Jean Antoine Chaptal, que significa “formador de salitre”. Depois em 1877, Pictet e Cailletet conseguiram liquefazê-lo, pois antes era apenas classificado como gasoso. Alguns compostos de nitrogênio já eram conhecidos na Idade Média.
Características
Ocorre como um gás inerte (N2), ametal, incolor, inodoro e insípido, constituindo cerca de 4/5 da composição do ar atmosférico, não participando da combustão e nem da respiração. O ponto de ebulição é aproximadamente 77 K (-196 °C) e de fusão aproximadamente 63 K (-210 °C).
É o principal componente da atmosfera terrestre. O N chega ao solo através de compostos orgânicos e/ou inorgânicos. Sua fixação pode ser biológica ou por descargas elétricas.
Aplicações
- A mais importante aplicação comercial do nitrogênio é na obtenção do gás amoníaco.
- É usado em tanques de armazenamento de óleos vegetais e animais.
- O nitrogênio líquido é usado em criogenia.
- É usado também para o congelamento e transporte de alimentos...
- Na industria automobilística é utilizado para inflar pneus de alto desempenho.
Compostos
Com o hidrogênio: forma o amoníaco ( NH3 ) e a hidrazina ( N2H4 ). O amoníaco líquido atua como uma base em solução aquosa formando íons amônio ( NH4+ ). O mesmo amoníaco comporta-se como um ácido em ausência de água, cedendo um próton a uma base, dando lugar ao ânion amida (NH2-).
Com o oxigênio : forma vários óxidos como o óxido nitroso ( N2O) ou gás hilariante, o óxido nítrico (NO) e o dióxido de nitrogênio ( NO2 ), estes dois últimos são representados genericamente por NOx e são produtos de processos de combustão, contribuindo para o aparecimento de contaminantes. Outros óxidos são o trióxido de dinitrogênio ( N2O3 ) e o pentóxido de dinitrogênio (N2O5), ambos muito instáveis e explosivos, cujos respectivos ácidos são o ácido nitroso (HNO2) e o ácido nítrico (HNO3) que, por sua vez, formam os sais nitritos e nitratos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário