quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Oxigênio




O elemento
Símbolo na tabela periódica: O
Na sua forma molecular, O2, é um gás a temperatura ambiente, incolor (azul em estado líquido e sólido), insípido, inodoro, comburente, não combustível e pouco solúvel em água.

A história do elemento
Foi discoberto no século II A.C. por Philton de bizânico. Philon observou que invertendo um recipiente sobre uma vela acesa e colocando água em torno do gargalo do vaso resultava que um pouco de água subia para o gargalo.
Philon supôs erradamente que partes do ar no recipiente foram convertidas em elemento clássico fogo e, portanto, foram capazes de escapar através dos poros do vidro. Muitos séculos mais tarde, Leonardo da Vinci, com base no trabalho de Philon, observou que uma parte do ar é consumida durante a combustão e a respiração.

As aplicações do elemento
 Sua principal utilização é como oxidante, devido a sua alta eletronegatividade, superada apenas pelo flúor.
 O oxigênio líquido é usado como comburente nos motores dos carros, sendo obtido diariamente do ar.

Compostos
 Sua alta eletronegatividade o faz reagir com muitos elementos químicos exceptuando alguns poucos gases nobres (He, Ne e Ar) . Permanece com nox positivo somente quando está ligado ao flúor.

Principais características 
 Nas Condições Normais de Temperatura e Pressão, o oxigênio se encontra no estado gasoso, formando moléculas biatômicas de fórmula molecular O2. Essa molécula é formada durante a fotossíntese das plantas e, posteriormente, utilizada pelos seres vivos no processo de respiração.



Postado por: Manuela


Nenhum comentário:

Postar um comentário